Educação Infantil

A Educação Infantil visa o atendimento das necessidades de ordens física, emocional, social e proporcionar à criança a oportunidade de vivenciar experiências que lhe permitam:

  • Adquirir hábitos, habilidades e atitudes que possibilitem reconhecer e resolver seus próprios problemas;

  • Incentivar a criatividade e a inventividade;

  • Preparar-se para o Ensino Fundamental;

Para a alfabetização é fundamental que uma série de habilidades orais, auditivas, visuais, ortográficas, e semânticas sejam estimuladas e desenvolvidas na Educação Infantil. Algumas compreensões estabelecidas na Educação Infantil também são consideradas fundamentais para dar suporte à aquisição da leitura e da escrita: o conhecimento do alfabeto e a consciência fonêmica (percepção e compreensão dos sons). Essas compreensões são essenciais para a eficiência, a facilidade e o sucesso que as crianças terão no processo da alfabetização.

Aos 3 anos de idade já deve haver a estimulação das crianças, a fim de prepará-las para os processos envolvidos na leitura e na escrita. É importante ressaltar que as habilidades são adquiridas em etapas, que começam de maneira simples e vão ficando mais complexas com o passar do tempo. Assim, o trabalho com várias habilidades se inicia nessa faixa etária, mas continua, até que a criança alcance as compreensões fundamentais para que o processo de alfabetização seja formalizado.